(84) 3082-1871 / 3222-8231 / 3201-3807

Vacina MMRV - Sarampo, Rubéola, Caxumba e Varicela

Doença

- Caxumba: infecção viral da parótida. Pode atingir também ovários e testículos. Caracteriza-se pelo inchaço da região lateral do pescoço e face, acompanhado de dor e febre.
- Rubéola: doença transmitida por via respiratória, causada por um vírus. As manifestações mais comuns são febre baixa, aumento de gânglios no pescoço e manchas avermelhadas na pele. Durante a gestação, pode causar aborto, morte fetal, parto prematuro e malformações congênitas (catarata, glaucoma, surdez, cardiopatia congênita, retardo mental).
- Sarampo: doença muito contagiosa, causada por um vírus, levando a um quadro de febre alta, tosse cheia, coriza e manchas vermelhas na pele. Ataca em geral crianças, mas pode ocorrer em qualquer idade. Pode complicar com pneumonia, otite e encefalite. Em gestantes pode causar aborto e parto prematuro.
- Varicela: A varicela é uma infecção viral que provoca uma erupção característica formada por grupos de manchas pequenas, planas ou elevadas, bolhas cheias de líquido e crostas. Transmite-se por microgotas de saliva transportadas pelo ar e que contêm o vírus ou por contato com as lesões de pele nos primeiros 7 dias da doença.

Composição

Vacina combinada de vírus vivos atenuados contra sarampo, rubéola, caxumba e varicela.

Eficácia

A vacina confere uma proteção contra o sarampo e rubéola entre 95 e 99%. Para a caxumba a proteção está entre 75 e 90%. Para varicela de 70 a 90%.

Indicações

* Crianças imunocompetentes acima de 12 meses de idade
* Adultos susceptíveis e imunocompetentes.

Contra-indicações

Não deve ser administrada a pessoas com:
* História de anafilaxia a dose anterior da vacina ou seus componentes
* Deve ser adiada no caso de infecções agudas febris
* Imunodeprimidos
* Gestação.

Esquema

* Vacina aplicada em crianças em duas doses, sendo a primeira a partir dos 12 meses, e a segunda entre 4 e 6 anos de idade.
* Para adolescentes e adultos previamente vacinados, dose única. Duas doses (com intervalo mínimo de 30 dias entre elas) para aqueles que nunca receberam essa vacina ou que desconhecem seu passado vacinal.

Doses

A dose a ser administrada é de 0,5ml, por via subcutânea.

Reação

Após 4 a 12 dias da aplicação, podem ocorrer febre, sinais catarrais e exantema (manchinhas na pele).
Em alguns casos, pode haver reação semelhante à Caxumba (edema de parótidas).
Mais raramente, podem ocorrer dores articulares.

Considerações

Quando administrada em mulheres em idade fértil, deve-se evitar gravidez por um mês.