(84) 3082-1871 / 3222-8231 / 3201-3807

Umbigo

Na barriga da mamãe, o cordão umbilical era o responsável pela nutrição do bebê. Com o nascimento, ele é pinçado e cortado, restando um pedaço de cerca de 5 cm, chamado coto umbilical.

O umbigo requer cuidados especiais no período neonatal, por ser um importante foco de infecção em recém-nascidos. Até que o processo de cicatrização e queda termine, entre sete e dez dias, deve ser higienizado após o banho, com álcool a 70% ao redor do cordão e em seu interior, removendo secreções existentes. Não é necessário curativo ou proteção com gaze.

Caso observe que o coto apresenta odor desagradável, vermelhidão na pele ao redor, avise seu pediatra pois pode haver uma inflamação e é urgente tratar.

Após a queda do coto umbilical é comum ocorrerem pequenos sangramentos, manchando a fraldinha. Não se preocupe, isto é normal. Continue aplicando o alcool a 70% e, se persistir, consulte o pediatra, poia a presença de uma "bolinha" branca chamada granuloma, pode necessitar de tratamento complementar.

Também é normal que a queda do coto só aconteça um pouco mais tarde, em torno dos 20 dias de vida. É só manter os cuidados e aguardar com tranquilidade.