(84) 3082-1871 / 3222-8231 / 3201-3807

Segurança no trânsito: Um problema de todos nós.

No Brasil cerca de duas mil crianças entre um e 14 anos morrem em acidentes automobilísticos. Outras 38 mil tem lesões com seqüelas permanentes. Pequenas modificações em nossos hábitos no trânsito podem modificar esses números.

Conheça os cuidados necessários em cada faixa etária:

Bebês até 9 Kg

→ Nunca transporte o bebê no colo. Em caso de colisão ele sofre o impacto adicional do seu corpo, aumentando o número de lesões.
→ Utilize a cadeirinha apropriada para os veículos virada para a parte traseira do carro. Nessa fase a criança não tem controle do tronco e do pescoço, portanto, com a cadeirinha nessa posição, o encosto protege a cabeça em caso de colisão.
→ Quais os tipos de cadeirinhas para bebês?

Existem dois tipos: 1- assentos de segurança pequenos até 9 Kg: somente para bebês, são mais fáceis de acomodar a criança. Possui uma base fixada ao carro e um assento móvel, que pode ser levado para qualquer parte. 2- assentos conversíveis: acomodam crianças do nascimento até 18 Kg, utilizados virados para a parte traseira do veículo até o bebê atingir 9 Kg, depois é posicionado para frente. Pode ser difícil acomodar crianças pequenas.

→ Qual a cadeirinha mais adequada?

O ideal é que possua cintos ajustáveis, para se adaptar bem ao bebê, e com fivelas difíceis de abrir, para que a criança não possa se soltar. Entretanto, os adultos devem podermanipulá-las com facilidade. O assento deve ajustar-se ao seu tipo de veículo. Faça um teste antes de adquirí-lo.

Crianças de 9 a 18 Kg ou 4 anos:

→ Utilize os assentos conversíveis.

Crianças de 4 a 10 anos:

→ Utilize assentos auxiliares sobre o banco e o cinto de segurança de três pontos.

Maiores de 10 anos:

→ Geralmente podem ser acomodadas no banco do carro, desde que consigam dobrar os joelhos na borda do assento sem afastar as costas do encosto.

Airbags são seguros para crianças?

Podem ser muito eficientes quando associado ao cinto de três pontos. Quando presentes os assentos para crianças não devem ser posicionados virados para a parte traseira do veículo, pois quando o airbag infla bate com muita força no assento, podemdo machucar a criança.

Transporte escolar: O que exigir?

Prefira sempre veículos credenciados. Para cada criança deve haver um cinto de segurança. Nunca transporte crianças no banco da frente.

Que cuidados tomar quando somos pedestres?
→ Ande sempre na calçada.
→ Atravesse sempre na faixa de pedestres.
→ Não atravesse atrás de veículos capazes de escondê-lo da visão dos carros ou motos em movimento.
→ Não deixe as crianças na rua desacompanhadas.
Meu filho adora bicicleta, quais os cuidados necessários?

Utilize sempre os equipamentos de segurança: capacete, joelheira e cotoveleira. Prefira passear dentro de parques ou em ciclovias. Acidentes de bicicleta são a principal causa de traumatismo craniano nas crianças.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – WWW.sbot.org.br