Down: Mãe lança livro sobre experiências vividas

    Imagine um casal a espera de uma criança, e só após o nascimento descobre que seu bebê tem síndrome de Down. Como será que eles se comportariam? Essa é uma situação que quase todos os dias acontece com milhares de brasileiros, e com administradora Kelly Kathlyn Antunes Barbosa, 38, e o seu esposo, o músico, Lavousier Lemos, 33,  pais do pequeno Pedro Gabriel, de apenas 1 ano e quatro meses, não foi diferente. Mas o amor pela criança foi tão grande que Kelly, com o apoio de seu esposo, resolveu lançar um livro sobre o assunto.

    Intitulado “Basta um Olhar”, a obra narra relatos de experiências vividas pelo casal e dá orientações e informações sobre a síndrome. O lançamento do livro acontece nesta quarta-feira (21) – Dia Internacional da Síndrome de Down -  nas clínicas Ami Personali e Odontoface (Praça Augusto Leite), a partir das 20 horas. “No momento que descobrimos que nosso filho tinha traços da síndrome levamos um susto, mas depois fomos nos acostumando com a realidade. Não tinha sido constatado nada durante o pré-natal. O primeiro passo é a aceitação”, diz a autora do livro.

    “O amor que passamos a sentir pelo Gabriel aumentou ainda mais a nossa união”,  destaca a escritora. Kelly explica que a idéia do livro nasceu da necessidade de divulgar mais sobre a síndrome de Down, esclarecendo a população sobre o assunto e ao mesmo tempo preparando famílias que futuramente possam ter em seu meio essas crianças especiais. “Quando meu filho nasceu em não sabia exatamente nada sobre Síndrome de Down. Num primeiro momento recorri à internet, mas as informações eram sempre muito ruins, ressaltando sempre o lado negativo, uma coisa que não condiz se você tem informação correta e busca o melhor tratamento para o seu filho”, disse.

    Ela conta que procurou ainda informações sobre o caso com famílias que vivenciavam a mesma situação. “Ao mesmo momento em que lia, escrevia, registrava os momentos vivenciados por mim”, explica, afirmando que a obra possui registros com a trajetória da família. A autora afirma que mais que relatos, o livro tem finalidade de explicar determinados comportamentos e situações corriqueiras de quem nasce com a síndrome.

    “Sentia que era importante registrar para avaliar o desenvolvimento de Pedro Gabriel, fazendo comparações com outras crianças que não tinham a síndrome, e saber quais os estímulos que teríamos que oferecer a ela em cada fase da sua vida. Essa obra foi feita com carinho para todos e como mãe espero contribuir para o melhor entendimento sobre o desenvolvimento, as relações afetivas, emocionais, e a enriquecedora convivência com uma pessoa com síndrome de Down”, finaliza.
   

O que é a síndrome de Down?

    A síndrome de Down é um evento genético natural e universal, estando presente em todas as raças e classes sociais. Também chamada de Trissomia do cromossoma 21 é um distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo 21 extra total ou parcialmente.


A síndrome é caracterizada por uma combinação de diferenças maiores e menores na estrutura corporal. Geralmente a síndrome de Down está associada a algumas dificuldades de habilidade cognitiva e desenvolvimento físico, assim como de aparência facial. A síndrome de Down é geralmente identificada no nascimento.