Comemore o Dia do Livro lendo com seu filho

Hoje é o Dia Nacional do Livro Infantil! Uma ótima data para dedicar um tempo com as crianças apresentando o mundo maravilhoso da leitura, não é mesmo? Que tal começar explicando como esta data foi criada?

 

O Dia Nacional do Livro Infantil é uma homenagem a Monteiro Lobato, grande autor brasileiro que teve grande êxito com seus livros infantis. Dia 18 de abril é o dia do seu nascimento, e seus personagens são clássicos da literatura desde a época dos nossos pais.

 

Tudo começou com a criação da história “A Menina do Nariz Arrebitado”, que foi grande sucesso na época. Como continuidade, surgiu o maior sucesso da literatura infantil até hoje: O Sítio do Picapau Amarelo, transformado em seriado de televisão nos anos 80 e regravado no final dos anos 90.

 

Quem não conhece e morre de saudades da Dona Benta, da Emília, da Tia Nastácia, do Visconde de Sabugosa, do Tio Barnabé e, principalmente, das crianças e personagens principais, Pedrinho e Narizinho?

 

Monteiro Lobato recheava suas histórias de lições culturais e até matemáticas, ensinando que também é possível haver aprendizado na brincadeira e diversão. O maravilhoso escritor criou a Aritmética da Emília, em 1935, e Emília no País da Gramática, em 1934, com assuntos como adjetivos, substantivos, pronomes, verbos, regras de matemática, entre outros.

 

Uma boa dica para esta data é presentear seus filhos com os clássicos do Monteiro Lobato, para que eles também possam sonhar com as grandes aventuras e lições aprendidas neste Sítio do Picapau Amarelo.