Na hora de dormir a rotina tudo

Em qualquer situação, as crianças se comportam melhor quando identificam um padrão no qual podem confiar. Dormir sempre na mesma hora e ter uma rotina na hora de dormir as ajudam a entender o que se espera delas. Se a hora, o lugar ou a rotina mudarem o tempo todo, ansiedade, confusão e as negociações vão aumentar. Embora algumas crianças precisem mais de padrões regulares do que outras, todas se beneficiam com uma rotina na hora de dormir. Uma boa rotina na hora de dormir dura aproximadamente 30 minutos. Pode incluir banho, colo, historinha ou músicas. Se a rotina demorar mais do que isso ou ficar muito complexa, a criança fica mais agitada em vez de se acalmar. Uma rotina inferior a 30 minutos faz com que a maioria das crianças se sinta empurrada para a cama.

Se a hora de dormir, no final de semana, variar mais de uma hora em relação ao horário diário, você terá problemas na segunda-feira. Para obter resultados melhores, tente manter sempre a mesma hora todos os dias. Isso é difícil para quem gosta de dormir mais nos fins de semana. Mas, quando um dos pais acorda junto com a criança no sábado e no domingo, as coisas ficam muito mais tranqüilas.

Se possível, a crianças devem sempre dormir no mesmo lugar. Mudar de lugar, dormir em camas diferentes, no chão ou no sofá, dificulta o desenvolvimento de um padrão. No caso de filhos de pais separados, que vivem sob a custódia de ambos, o que não é recomendável para crianças pequenas, façam o possível para manter a mesma rotina e objetos iguais, como travesseiros ou cobertores, nos dois lugares. Os pais que vivem em casas separadas precisam coordenar as rotinas da hora de dormir, seguindo basicamente a mesma estrutura.