(84) 3082-1871 / 3222-8231 / 3201-3807

Farmácia Caseira

Crianças saudáveis são quase sempre "bagunceiras" mesmo, vivem brincando e muitas vezes se machucando. Quando não são os "machucados", são os "desconfortos" que perturbam as crianças e os pais, que devem estar sempre prontos a enfrentar qualquer eventualidade.

Por este motivo, é muito importante ter sempre em casa os medicamentos e materiais necessários, recomendados pelo pediatra, para tratar de um ferimento ou de qualquer problema que possa surgir de última hora. Daí a importância de manter atualizada em casa, e quando for viajar, uma farmacinha caseira.

Mas, lembrem-se: A farmacinha deve sempre ser mantida fora do alcance das crianças, em prateleiras altas ou ainda melhor, dentro de um armário fechado. Outra coisa muito importante: Nunca administre qualquer tipo de medicação aos seus filhos, sem que esta tenha sido recomendada pelo seu pediatra, e ainda procure respeitar as doses e os horários recomendados por ele. A verdade é que um remédio que parece ser bom para a criança do vizinho, pode não ser bom nem adequado para a sua criança.

Outra coisa muito importante: quando for tratar de algum tipo de ferimento, não esqueça de lavar sempre as mãos, antes e depois de realizar os procedimentos necessários.

Providencie a sua farmácia caseira utilizando como modelo a que apresentamos em baixo, e nunca esqueça de mantê-la atualizada quanto aos prazos de validade dos medicamentos e reposição dos materiais.

Itens recomendados para a farmácia caseira:

→ algodão
→ gaze estéril
→ esparadrapo
→ curativos tipo "band-aid"
→ tesourinha
→ pinça
→ conta-gotas
→ colher medida para soro caseiro
→ luvas descartáveis
→ termômetro
→ álcool
→ soro fisiológico
→ gotas antiespasmódicas
→ gotas antigases
→ spray ou pomada anti-séptica
→ antitérmicos
→ óleo mineral
→ creme hidratante neutro
Dra. Luiza Katherine Meira Pires
Pediatria do Desenvolvimento
CRM 1200