(84) 3082-1871 / 3222-8231 / 3201-3807

Férias de inverno: cuidado com os pequenos

As férias escolares durante o inverno estimulam alimentação calórica e pobre em nutrientes. Sem rotinas rígidas e com tempo livre de sobra, a meninada abusa das guloseimas e do sedentarismo que podem promover baixa imunidade do organismo deixando as crianças suscetíveis às doenças de inverno.


De acordo com a nutricionista Marina Citton Pasqua, uma alimentação balanceada e variada é a grande arma para aumentar a imunidade e aumentar a resistência às bactérias e vírus. “Gorduras e açúcares têm influência negativa sobre as células de defesa do organismo e devem ser evitados“, diz.


Além de alimentos ricos em vitaminas B, C, D, ácido fólico e minerais, simples temperos utilizados para cozinhar como cebola, alho e alecrim ajudam a evitar a multiplicação dos vírus dentro de nossas células. O iogurte também tem propriedades benéficas sobre as bactérias intestinais, reforçando a imunidade intestinal e dificultando a passagem de vírus e bactérias agressivas para dentro do organismo.


“Os alimentos que não podem faltar na alimentação infantil nesse clima de frio são os líquidos como água, sucos de frutas naturais, água de coco e chás. Uma boa opção para esquecer o frio são as sopas preparadas com diversos legumes e verduras. Como são ricas em vitaminas e minerais auxiliam na manutenção do sistema imunológico”, diz.