(84) 3082-1871 / 3222-8231 / 3201-3807

Existe idade certa para ser me?

Li recentemente uma notícia interessante: cresce bastante o número de mulheres que têm filhos após os 40 anos. E sabemos que até o início da segunda metade do século XX, mulheres – meninas! – casavam-se com 13, 14 anos, logo tinham  filhos e, novinhas assim, cuidavam de toda uma família.


 A mulher pode ter filhos a partir do momento em que entra na puberdade – e isso ocorre entre os 11 e 12 anos mais ou menos - e, com o avanço da medicina, a mulher pode gerar até mesmo depois da menopausa! Isso nos faz pensar: entre os 11, 12 anos e os mais de 40, será que existe uma idade ideal para ser mãe?


 Cada uma de vocês sabe que não. A idade tem relação com o tempo cronológico e ser mãe tem relação com outras coisas. Para ser mãe é preciso desejar um filho e isso ocorre em qualquer idade. Mas é preciso mais do que só desejar. É preciso que a mulher deseje e seja capaz de honrar tal compromisso. E um filho, gente, é um compromisso para o resto da vida.


 Para ser mãe é preciso disponibilidade total para o filho. Não: não pense que isso significa estar sempre fisicamente com o filho. Disponibilidade total significa saber quando é preciso faltar ao trabalho para ficar com o filho e quando é preciso abdicar de uma viagem pelo mesmo motivo, por exemplo.


 Disponibilidade também significa chegar cansada do trabalho e saber que, antes do descanso, é preciso se dedicar ao filho. E assim por diante. Conclusão: a idade certa para ser mãe, cada mulher faz.

Por Rosely Saião