(84) 3082-1871 / 3222-8231 / 3201-3807

Bebę acordou chorando: será que a fralda tá suja?

Uma das situações mais comuns no dia a dia de um bebê: a evacuação durante ou logo após a amamentação. Mas por que isso acontece? Existe um reflexo chamado gastro-cólico que faz com que a maioria dos bebês evacue logo após mamarem.


Os bebês que são alimentados exclusivamente com leite materno, tem as fezes com o cheiro mais suave e muitas mães podem não perceber que o bebê evacuou, colocando a criança no berço para dormir com as fraldas sujas, o que causa desconforto, fazendo o bebê chorar.


 Existe uma lista de checagem que costumo recomendar às mães, para que elas verifiquem se a causa do choro do bebê não está relacionada a algum tipo de desconforto, antes de pensar que seu bebê está com dificuldade para dormir sozinho:


1)      Fraldas molhadas ou sujas
2)      Frio ou calor
3)      Fome
4)      Sede
5)      Algum tipo de doença ou mal estar físico
6)      Cólicas
 
Verificar tudo isso, estar atenta e disponível para atender as demandas do bebê requer muita disposição e força de vontade. Como mãe de 2 menininhas sei bem como isso pode ser difícil principalmente quando estamos privadas de nossas horas de sono em função da amamentação e dos cuidados com o bebê.


 Nessa hora é sempre bom contar com ajuda. Por mais que nosso desejo seja dar conta de tudo e provar ao mundo e para nós mesmas que somos capazes de cumprir as tarefas sozinhas, aceitar ajuda é fundamental  para garantir o descanso tão importante para a saúde física e mental da mãe.


 E para quem pedir essa ajuda?


 Podemos pedir ajuda para alguém em quem confiamos. Pode ser o pai do bebê, nossa mãe, sogra ou uma amiga querida que topou dar uma forcinha. Quem sabe até uma babá quando isso é possível?


 O mais importante é que uma mãe descansada estará muito mais apta a prover as necessidades do bebê e terá condições de verificar a lista de checagem e perceber melhor se o bebê está chorando por algum motivo que aparentemente pode ser até banal, mas que podemos nem perceber quando o cansaço toma conta de nós.