(84) 3082-1871 / 3222-8231 / 3201-3807

Como ensinar às crianças terem responsabilidade pelos deveres de casa

Assumir a responsabilidade pelos deveres de casa ajuda as crianças a crescerem e se tornarem adultos responsáveis que cumprem suas promessas, respeitam seus limites e triunfam em suas tarefas. As crianças responsáveis terminam as tarefas escolares, os deveres de casa e os projetos à longo prazo a tempo e sempre lembram de seus compromissos e entregam seus trabalhos nas datas determinadas.

Como podemos ajudar?

As sugestões a seguir deverão ajudar a cultivar a característica de responsabilidade de seu filho e a evitar problemas com trabalhos escolares que podem ser difíceis de corrigir mais tarde:

1. Estimule a aprendizagem e a responsabilidade desde o início da vida escolar, ainda na educação infantil. Escute atentamente a conversa de seu filho. Estimule-o a pensar por si só, leve-o à biblioteca e leia regularmente para ele. Assistam a programas educativos juntos, e falem sobre eles. Procure ser um modelo a ser seguido, lendo, achando a aprendizagem emocionante mostrando que, gosta de resolver problemas e tentar coisas novas. Peça a seu filho pequeno que lhe ajude com os afazeres domésticos (por exemplo, limpar a mesa ou guardar a roupa limpa).

2. Mostre à seu filho que está interessada em seu rendimento escolar. Pergunte como foi o dia dele na escola. Observe e faça comentários positivos sobre os trabalhos que ele traz para casa. Estimule os pontos fortes de seu filho em seu boletim de notas. Demonstre interesse pelos livros que ele está lendo. Ajude-o a freqüentar a escola regularmente, não deixando que ele falte às aulas por doenças de pequena importância. Freqüente as reuniões escolares entre pais e professores e converse com seu filho sobre elas.

3. Dê suporte às recomendações da escola Demonstre respeito tanto pelo sistema escolar quanto pelo professor, pelo menos na presença de seu filho. As acusações verbais contra a escola podem desenvolver na criança sentimentos negativos e contraditórios em relação dando a ele um pretexto para não se esforçar. Quando não estiver de acordo com alguma das políticas da escola, mesmo assim, estimule a criança obedecer as regras instituídas, ensinando desse modo que ele precisará obedecer às regras Mais amplas da sociedade, para depois questioná-las.

4. Deixe claro que o trabalho escolar é responsabilidade dividida entre seu filho e seu professor. Quando seu filho começar a freqüentar a escola, deverá compreender que os deveres de casa, os trabalhos escolares e as notas serão questões estritamente entre ele e seus professores os quais deverão estabelecer as metas para atingir o melhor aproveitamento possível Seu filho deve sentir-se responsável pelos êxitos e pelos fracassos na escola. Os pais que se sentem responsáveis pelo aproveitamento escolar de seus filhos abrem a porta para que a criança transfira a responsabilidade para eles, desestimulando o esforço necessário ao seu crescimento interpessoal. Lembre-se de que o hábito de perguntar se tem dever de casa, ajudá-lo todas as noites, revisar os deveres terminados ou de ajudá-lo a estudar itens em que ele tenha mais dificuldades terminarão por indicar que você não confia nele e que ele é incapaz. Se fizer o dever de casa de seu filho, ele terá menos confiança em si mesmo. Se seu filho lhe pede ajuda no dever de casa, ajude-o apenas no problema específico, explicando a pergunta e sem dar a resposta. Um bom exemplo de ajuda útil consiste em ler para seu filho a lista de palavras de ortografia enquanto ele escreve as palavras, mas a seguir deixá-lo corrigir suas próprias respostas. O principal objetivo da tarefa de casa é ensinar a criança como trabalhar por conta própria.

5. Não "imponha" um tempo para estudar Marcar um tempo fixo para que a criança faça os deveres é desnecessário e é percebido como pressão. O mais importante é proporcionar um lugar tranqüilo (sempre o mesmo) com uma escrivaninha, ou uma mesa confortável, e com boa iluminação. Se for o caso, a única regra deverá ser "não assista televisão, não vá ao computador ou não jogue videogame até terminar os deveres de casa." Aceite a palavra de seu filho de que a tarefa está pronta sem revisá-la. Para os compromissos a longo prazo, ajude-o a organizar seu trabalho algumas vezes se tiver impressão que ele está confuso. Ajude-o também a calcular quanto tempo ele acha que vai demorar para terminar o trabalho e redigir uma lista dos dias em que trabalhará no projeto. Quando os resultados da escola chegarem e se não forem os esperados, converse com os professores e com a criança para que sejam estabelecidas novas regras.

6. Solicite ajuda quando a criança apresentar dificuldades para aprender Existem crianças que apresentam dificuldades para aprender algumas habilidades básicas (por exemplo, a leitura, a matemático, etc).

Queremos alertar que tudo orientado até agora neste texto, considera que a sua criança não tem nenhuma destas dificuldades Se, por exemplo, uma criança com incapacidade para ler se atrasa muito na classe, poderá perder a confiança em sua capacidade de realizar os trabalhos da escola. Se você tiver dúvidas ou preocupações a respeito da capacidade de aprendizagem de seu filho, solicite uma reunião com a professora ou professores dele e sugira de uma avaliação da equipe profissional da escola quanto às suas dificuldades Após isto siga a orientação da escola e procure a ajuda especializada no assunto.
Dra.Luiza Katherine Meira Pires
Pediatra do Desenvolvimento - Aconselhamento
CRM - 1200