(84) 3082-1871 / 3222-8231 / 3201-3807

Dengue

A dengue é uma doença causada por um vírus, o vírus da dengue, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypt. Este mosquito tem preferência por viver em áreas onde há água limpa e seres humanos. Na água eles se reproduzem e dos seres humanos retiram o sangue que é fundamental para sua reprodução. Durante a picada ele pode inocular o vírus da dengue e a criança ou adulto irá adoecer dentro de três a sete dias.

Por se tratar de doença causada por vírus, não há medicação específica para tratá-la e o seu curso em geral é benigno. Entretanto em certos casos, em geral após o primeiro episódio de dengue, haverá uma chance de se desenvolver a forma grave da doença, chamada de dengue hemorrágica. Nesta forma além das manifestações clássicas da doença, tais como febre, dores pelo corpo, dor de cabeça, e manchas avermelhadas, acompanhadas ou não de coceiras a criança poderá ter os sinais de alarme da dengue hemorrágica.

Estes sinais são: dor abdominal intensa e contínua, muitos episódios de vômitos, desaparecimento da febre, irritabilidade intensa, pele fria e pulso acelerado. Neste caso a criança deverá ser imediatamente levada ao pediatra para uma avaliação clínica rigorosa com realização da prova do laço e, se possível, coleta de exame de sangue. Não se deve esperar que a criança apresente sangramentos para se suspeitar de dengue hemorrágico.

Se tratada adequadamente a criança terá 99% de chance de se recuperar de um caso de dengue hemorrágica, portanto na suspeita, leve seu filho ao pediatra.