(84) 3082-1871 / 3222-8231 / 3201-3807

Banho do Bebê

O primeiro banho do bebê é sempre um acontecimento importante. É muito comum que a vovó ou uma tia experiente seja escolhida para o grande evento. Está é uma grande ajuda, mas deve ser temporária, pois é essencial que a mamãe assuma o comando deste agradável momento, assim que se sinta preparada. À medida que vai ficando mais prático, o banho vai se tornando muito divertido. Para isso, crie um clima agradável, escolhendo um horário do dia em que não tenha pressa, posicionando a banheira a uma altura que sua coluna fique confortável, deixando todo o material necessário à mão e colocando uma música suave de fundo.

Qual a freqüência dos banhos?

A freqüência do banho dependerá da idade da criança. Para os bebês, um banho por dia está ótimo, podendo ser dado outro a noite, para ajudá-lo a relaxar antes de dormir. E também não precisa ser apenas pela manhã, a não ser em dias mais frios, quando o melhor horário é próximo ao meio-dia, com a temperatura mais quentinha.

Material necessário

Tenha tudo por perto, para não se afastar nem um minuto do bebê.

→ Toalha
→ Sabonete neutro
→ Roupas limpas
→ Fralda descartável
→ Creme protetor contra assaduras

Prepare a banheira

Encha a banheira, até a altura de 10 cm de profundidade. A água deve estar confortavelmente morna, por volta de 37º C, ligeiramente mais alta que a do corpo. Você pode usar um termômetro de água, o seu cotovelo, ou a parte interna do pulso para verificar a temperatura da água. Antes da queda do umbigo, ela deve ser filtrada e fervida. Depois, se a conservação e higiene da caixa d'água forem adequadas, a água da torneira está liberada. Para as mães menos experientes, pode ser interessante forrar o fundo da banheirinha com uma toalha para ficar mais macia e o bebê escorregar menos.

Retirando a roupinha

Deite o neném sobre o trocador, retire a fralda e, se estiver suja, limpe toda a região, com cuidado, usando um algodão embebido em água. No caso da menina, principalmente, faça a higiene sempre na direção da vagina para o ânus, evitando o risco de contaminação.

Primeiro, lave os cabelos

Envolva seu bebê em uma toalha, de modo a prender delicadamente seus bracinhos. Apóie sua cabeça em sua mão esquerda e o corpinho em seu antebraço esquerdo, sem colocá-lo ainda na água. Com a outra mão, jogue um pouco de água sobre a cabeça do neném, passe o sabonete (ou xampu, para os maiores de seis meses) e lave, delicadamente, o rosto e os cabelinhos. Seque com toalhinha macia.

Agora, todo o corpo

É hora de mergulhar delicadamente o bebê na água colocando-o na banheira de bruços, com seu braço esquerdo sob os bracinhos, na altura do tórax, firmando a cabeça e o peito. Com a outra mão, lave pescoço, costas, bumbum, braços, mãos, pernas e pezinhos.Para lavar o tórax, abdome e genitais gire o bebê lentamente com a mão direita, sobre seu braço esquerdo que apoiará suas costas e segure na axila esquerda.Não exagere no sabonete: não faz bem para a pele e atrapalha na hora de enxaguar, já que você não trocará a água da banheira. È interessante reservar uma canequinha com água limpa e morna para derramar sobre o corpo no final do banho e retirar a água com sabonete.Algumas pessoas preferem iniciar o banho com a criança de barriguinha para cima.

Tire o bebê da água

Cuidadosamente, coloque o bebê na posição sentada, com seu maior peso ficando sobre sua mão direita. Erga o bebê de costas para você e envolva-o muito bem numa toalha seca. Deite-o no trocador e não o perca de vista nem mesmo por alguns segundos. Ele pode cair. Não se arrisque. Seque a cabeça e o corpo, dando atenção especial às dobrinhas dos braços, das pernas, da virilha e à área entre os dedos das mãos e dos pés.A parte externa da orelhinha e a entrada do ouvido podem ser cuidadosamente secas com toalha macia. O cotonete é uma opção, mais nunca na parte interna do ouvido.

Umbigo: mais cuidado

Seque bem o umbigo e pingue álcool a 70%. Não use faixas ou curativos fechados.

No final, aplique o creme protetor contra assaduras, na região das fraldas, e vista o bebê com roupas confortáveis.