(84) 3082-1871 / 3222-8231 / 3201-3807

Alojamento Conjunto

O alojamento conjunto é um sistema hospitalar em que o recém-nascido sadio, logo após o nascimento, permanece ao lado da mãe, 24 horas por dia, num mesmo ambiente, até a alta hospitalar.

Sua finalidade é estimular o contato mãe - filho, mantendo o recém-nascido mais próximo possível dos pais, com adequada supervisão de enfermagem, favorecendo o aleitamento materno, fortalecendo o vínculo familiar, o aprendizado e a prática dos primeiros cuidados, proporcionando maior segurança no período que antecede a alta hospitalar.

Para isso é importante conciliar os períodos de sono do recém-nascido com o repouso materno, para que a mãe esteja descansada e disposta para cuidar do bebê, atendendo às suas solicitações. Por esta razão, as visitas, tanto na maternidade como em casa, não devem ser freqüentes ou prolongadas, pois trazem transtornos à rotina da mãe e do bebê.

A alta hospitalar do binômio mãe-filho, normalmente ocorre no segundo ou terceiro dia pós parto, e é acompanhada de diversas orientações como:
→ reforço do aleitamento materno
→ orientação de aplicação de álcool a 70% no coto umbilical 3 vezes ao dia
→ recomendação para retornar para colher teste do pezinho no 5º dia de vida
→ recomendação para fazer o teste da orelhinha
→ iniciar consulta com o pediatra a partir do 7º dia de vida, ou antes, em caso de anormalidades
→ aplicação de vacinas de acordo com o calendário de rotina